Primeiro debate

29/8/2022

Faltam 34 dias para 2/10 e são 116 dias de reflexão.  O debate de ontem entre os presidenciáveis, realizado nos estúdios da Band em São Paulo, em parceria com TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo, com apoio do Google e YouTube foi extremamente importante.

 Em alguma medida, mudou a forma como eu estava pensando a disputa e vendo os candidatos. Traze-me elementos que me fizeram reposicionar os critérios para pensar os indicadores utilizados para a avaliação dos 4 candidatos mais bem avaliados.

Quanto ao primeiro indicador penso que nada há acrescer. A candidatura do atual presidente destoa quanto em civilidade e possibilidade de evolução para a nossa democracia. Em relação ao segundo indicador, ficou claro que dois critérios são mesmo suficientes. O importante é a afinidade com o candidato e a suficiência do partido para garantir a coerência do candidato com uma linha ideológica.

O comportamento do Ciro e da Tebet me fizeram pensar muito. Vi um Ciro já conhecido, aguerrido, inteligente e tecnocrático. Mas ficou claro que ele, para defender seus interesses se distancia da ideologia partidária. Ele ficou alinhado ao Partido Novo em termos de estratégia. Tirando o fisiologismo de Bolsonaro, nada tem de tão distante do trabalhismo do PDT quanto o liberalismo de mercado do Novo.

Tebet lavou a alma de muita gente, inclusive a minha. Disse para o Bolsonaro tudo que ele merece ouvir há muito tempo em TV aberta, com clareza e coragem de uma mulher guerreira. Coisa que ela já tinha feito com o Ministro da CGU na CPI da corrupção das vacinas. Desmascarou, se é que ainda precisava, torpeza alheia. Ideologicamente, se manteve alinhada à social-democracia, que é o que caracteriza o centro do MDB e do PSDB, e não foi para cima do Lula, de forma destrutiva, como foi o caso do Ciro. Ela sabe que, até certo ponto, a socialdemocracia anda junto com o socialismo democrático, por onde caminha o Lula, e ela soube agir politicamente. Em termos de política pública, a presença dela trouxe a questão da igualdade de gênero para o centro do debate.

A participação de Lula mostrou que a coligação está errando na questão da corrupção. Ele ficou acuado. Tenho convicção de que não há como o PT se esconder desse debate. E melhor acho que não só ele pode não se esconder, mas chamar todos os partidos e a própria sociedade para o centro deste debate. Mas não dá para fazer isso com o velho discurso ou com o rol de instituições criadas que, a despeito de necessárias, não resolvem o desafio da superação desse problema.

Assim, fecho hoje o indicador afinidade ideológica, alterando a nota que havia dado ao Ciro ontem

II. Indicador - Afinidade Ideológica:
Nota: 0 (baixo),1(médio) e 2 (elevado)
1. Compatibilidade com valores e crenças do candidato para pensar a nossa sociedade no futuro: Lula (2), Ciro (2), Tebet (2)
2. Afinidade pessoal com o partido e confiança na coerência ideológica do candidato: Lula (2), Ciro (1 – tenho afinidade com a ideologia do partido, mas o Ciro não me parece coerente), Tebet (1 – Tenho afinidade apenas parcial com o partido)

Total: Lula (4), Ciro (3), Tebet (3)

Até agora, meu voto ficaria Lula em primeiro lugar e Tebet em segundo..

Anterior
Anterior

Proposta para análise dos Programas de Governo

Próximo
Próximo

Maturidade do Partido