Maturidade do Partido
28/8/2022
Faltam 35 dias para 2/10 e 115 dias de reflexão. O tema hoje é “maturidade institucional do partido e afinidade pessoal com o partido, relativo ao indicador “afinidade ideológica”.
1. Lula (partido PT) - coligação Brasil Esperança formada pelos seguintes integrantes: 1) Federação Brasil Esperança (PT/PC do B/PV) / Federação PSOL REDE(PSOL/REDE), SOLIDARIEDADE / PSB / AGIR / AVANTE / PROS.
O Partido dos Trabalhadores, fundado em 10/2/1980, teve em Lula a sua grande liderança desde a sua criação. De acordo com o art. 1º do Estatuto, o partido é uma “associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático.”
Dado que aparece na definição do partido o termo “socialismo democrático” sugiro que vejamos o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=HZJwVho1gjA
Espero que tenha ficado claro que o partido defende a democracia e enxerga a própria democracia como possibilidade de evolução e superação do capitalismo. Vai do espectro da centro-esquerda à esquerda.
2. Bolsonaro (PL) - coligação PP/Republicanos e PL
O Partido Liberal existe desde 26/10/2006 e o candidato está filiado ao partido desde 30/11/2021 (há 9 meses). O PL não traz a definição do partido no estatuto. No programa do partido há listagem de pontos defendidos pelo partido que giram em torno do alcance do bem comum em uma sociedade livre, pluralista e participativa. Cabe tudo, ou seja, “balaio de gato”. Programaticamente defende a liberdade individual e a intervenção do Estado muito localizada e restrita nas atividades econômicas. Antes de ser o PL era o Partido da República (PR). É o partido que tem a maior bancada de deputados e é a base do chamado “centrão”. Na imprensa aparece como partido de direita que integra um espectro da extrema-direita brasileira. E apenas para lembrar, para os que engolem a extrema-direita e o fisiologismo do PL por conta do argumento de que pelo menos não teria corruptos, ledo engano. O partido é muito envolvido em escândalos de corrupção e não é de hoje, basta pesquisar no google.
3. Ciro (PDT)
(Manifesto do Partido) “Somos um partido que defende a Democracia, o Nacionalismo, o Socialismo, um partido nacional e popular. Somos o partido da Democracia Trabalhista porque somente a participação popular nas decisões da vida nacional pode levar a um nacionalismo e a um socialismo fraterno e em liberdade. O nosso Trabalhismo coloca a Democracia como o mais alto valor e a considera o ambiente natural em que podem frutificar os nossos ideais trabalhistas. Nosso nome e nossa sigla expressam o nosso compromisso básico e fundamental.”
O Partido Democrático Trabalhista foi fundado em 17/6/1979 em Lisboa/Portugal, por Leonel Brizola, que queria na verdade retomar o nome do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Getúlio e João Goulart. Mas, por manobras jurídicas e patrocínio da ditadura militar, a sigla foi entregue a um grupo de apoio à ditadura que sempre esteve ligado à direita e ao chamado centrão. Assim, Brizola ficou mesmo com o PDT. Ciro se filiou ao Partido em 16/9/2015. O candidato na política desde o início dos anos 80 e mudou várias vezes de partido.
O vídeo apresentado para esclarecer a questão de que um partido ao incorporar compromisso com socialismo está falando de superação do capitalismo dentro do jogo democrático. Penso que isso também se aplica ao PDT.
4. Simone Tebet (MDB) – coligação Brasil para Todos: MDB/Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA)/PODE
“O MDB exerce suas afinidades políticas visando à realização dos objetivos pragmáticos que se destinam à construção de uma Nação soberana e a consolidação de um regime democrático, pluralista e socialmente justo, onde a riqueza criada seja instrumento de bem-estar de todos” (Estatuto, art. 2º)
Partido criado em 15/1/1980. A candidata está no partido desde 1997 e este foi seu único partido, que é reconhecido como partido de centro. Se você quiser conhecer melhor o partido, veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_WqeZ4NTg8Q
Depois disso tudo, qual a minha afinidade ideológica com os partidos a que pertencem os candidatos? Lembro que não estou conferindo nota ao candidato Bolsonaro, dado que ele não alcançou, na minha avaliação, um mínimo de compromisso sério com a democracia.
PT (2)
PDT (2)
MDB (1)