Sou uma brasileira que sonha viver mais plenamente minha humanidade. Sem medo do outro, resguardada pelo pertencimento social, com projetos coletivo e individual se auto-sustentando.

A essência deriva das minhas raízes. Nasci filha de agricultores familiares no interior de Goiás. Meu pai plantava e dependia da chuva. Minha mãe trabalhava e alfabetizava filhos e crianças da fazendo no Córrego do Jacaré, em Bom Jesus de Goiás. E ela teve apenas 3 meses de aula! O resto, talento e força-de-vontade

Do meu lado, Engenharia Química na UFMG, desemprego nos anos 80, mestrado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Batalhei em subempregos durante anos. Minha filha Tainá nasceu em 1992, fruto de amor e sonhos, e mudou a minha vida para sempre.

Em 1997, entrei para a carreira Finanças e Controle; em 1998, tornei-me Auditora Federal de Finanças e Controle. Tive muitas oportunidades: conheci por dentro a burocracia federal; fiz doutorado em Administração na UFMG; e fui Assessora Especial de Controle Interno da ministra Tereza Campello (MDS) no Governo Dilma.

Deixei o cargo de assessora em 2015, pensando em me aposentar e me dedicar à vida acadêmica e ao ativismo social. Terminei um pós-doutorado na PUC/MG, estudando corrupção, e desde 2021 dedico-me apenas à pesquisas e projetos de cidadania ativa. Meu sonho nunca mudou, continua firme! Vamos juntos?

Sobre o Blog

Este blog surge da inquietação que percebo em nós, brasileiros e brasileiras, com a falta de horizonte para a solução de grandes problemas que afetam diretamente a nossa vida. Somos uma sociedade caracterizada por desigualdade extrema, por uma violência urbana e rural atroz, por destruição do meio ambiente, por corrupção sistêmica e insuficiência de capacidade de Estado para lidar com esses desafios. O objetivo é ampliar a força da sociedade civil, buscando a solução desses problemas e o aperfeiçoamento da democracia que temos.

Em 2014, ao visitar a Noruega, foi a primeira vez que tive um choque de realidade e uma consciência profunda do quanto a nossa realidade era dura. Percebi o que era a vida em um lugar, onde as pessoas podiam confiar umas nas outras, nos compromissos assumidos por empresas, organizações civis e governo. Prometi a mim mesma que assim que me aposentasse, me dedicaria a auxiliar no enfrentamento dos grandes problemas da nossa sociedade.Me aposentei em junho de 2021 e passei a trabalhar voluntariamente em duas organizações da sociedade civil (Observatório Social de Brumadinho e Observatório Social de BH) e a pesquisas acadêmicas.

Em 1/5/2022, quando tomei conhecimento de que o ex-presidente Bolsonaro tinha 5 vezes mais curtidas nas redes sociais do que seus concorrentes, pensei que havia chegado a hora de me aliar à resistência em defesa da democracia à nível nacional. Naquele momento fiz o compromisso de publicar diariamente uma reflexão apartidária e com um olhar de sociedade civil sobre temas importantes para as eleições. Cumpri minha promessa. Foi por um triz, mas a democracia foi a vencedora.

Agora, a partir de 10/2/2023, o espaço ganha nova perspectiva. O Blog pretende agregar pessoas que se sintam chamadas a participar de uma luta focada na ampliação da consciência da sociedade civil sobre os problemas da nossa democracia. De forma apartidária, temos 4 anos para criarmos novas referências, apontando por dentro do diálogo democrático os problemas da política, de forma a resolver problemas e a criar resistência contra a manipulação em massa da extrema direita. Participe com críticas, sugestões e reflexões, para que nesse diálogo avancemos em consciência crítica.

Grandes áreas