Candidaturas e custo

8/8/2022

 Faltam 55 dias para 2/10. Hoje vou iniciar a pesquisa sobre os candidatos à Presidência da República, pleito que estou focada para fazer uma discussão aberta. Até hoje, estamos com 7 candidaturas já registradas, aguardando julgamento do TSE. Os mais conhecidos são Lula e Simone Tebet. Temos duas coligações, a do Lula, Brasil da Esperança, e a da Tebet, Brasil para Todos. O restante é de candidatura “puro sangue”.

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/BR/candidatos

 Interessante ver que o limite máximo de gasto o primeiro turno, é de 89,9 milhões e, no segundo é de 44,5 milhões. E quanto de dinheiro cada partido recebe do Fundo Eleitoral? É bem interessante de ver. É só clicar no link abaixo.

https://www.tse.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/arquivos/calculo-do-montante-do-fefc-para-as-eleicoes-2022/@@download/file/TSE-calculo-distribuicao-fefc-eleicoes-2022.pdf

Tive uma surpresa enorme ao ver que o partido que mais recebe dinheiro chama-se União. Confesso que eu nem conhecia. Mas ao ver que ele resultou de uma junção do PSL com o DEM, já sei qual grupo irá receber cerca de 15,8% de todo o fundo (782,5 milhões!). O PT recebe cerca de 10,1%, (503,3 milhões), o MDB, 7,3%, (363,3 milhões), o PSD, 7,0% (253,4 milhões), o PL 5,8% (288,5 milhões) e o PDT 5,1% (253,4 milhões). O volume de recursos vai diminuindo, conforme bancadas na Câmara e no Senado. Os que não possuem recebem o valor mínimo de 0.06% (3,1 milhões). Ao todo o gasto do fundo neste ano será de 4,96 bilhões de reais. Esses recursos devem ser gastos pelos partidos em todos os pleitos, ou seja, presidente, governadores, deputados e senadores.

Da pesquisa de hoje me surpreendeu o volume de recursos do Partido União Brasil. Eram dois partidos médios que ficou gigantesco. Talvez sejam o centrão de agora. Temos que ficar de olho no possível efeito deles nessas eleições. Estão com muito dinheiro e tempo de TV; há 5 dias o partido fechou apoio a Bolsonaro, a despeito de ter pré-candidata à presidência.

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/uniao-brasil-no-df-fecha-apoio-a-bolsonaro/

Amanhã será um novo dia!

Anterior
Anterior

A Convocatória para o dia 11/8

Próximo
Próximo

Lembrando a luta pela redemocratização