Os riscos da extrema-direita
20/5
Hoje faltam 135 dias para 02/2022.
Até agora descobrimos que as ideologias políticas de direita avançaram na defesa da democracia liberal e as ideologias de esquerda avançaram na defesa da democracia social. O fato de, em um momento prevalecer um grupo e depois outro, leva a democracia a caminhar em uma evolução. Tanto a ordem e a lei, priorizadas pela democracia liberal, quanto a liberdade, a igualdade e a justiça, prioridades da democracia social, colaboram para o aperfeiçoamento da democracia.
Isso já não acontece com os extremismos, pois esses provocam rupturas e ameaçam a própria democracia.. Hoje vamos falar da extrema direita. E o que significa? “...toda manifestação humana que possua orientação considerada exageradamente conservadora, elitista, exclusivista e que alimente ainda noções preconceituosas contra indivíduos e culturas diferentes das de seu próprio grupo.” https://www.infoescola.com/sociologia/extrema-direita/ Depois dos anos 80, a extrema direita passou a se inspirar no nazismo de Hitler, na famigerada Ku Klux Klan, que matou um número impressionante de afrodescendentes nos Estados Unidos ou mesmo em partidos ultraconservadores europeus que discriminam imigrantes.
Segundo o Observatório da Extrema Direita (OED) (https://www.oedbrasil.com.br/), o Brasil é o país onde grupos de extrema direita mais crescem no mundo, já atingindo 15% da população brasileira. Em todo o país, já são mais de 530 células extremistas. Segundo o Observatório, o crescimento desses grupos se intensificou após a eleição do Bolsonaro.
A pesquisadora Adriana Dias, da Unicamp, dividiu os estudos desses grupos em categorias, de acordo com suas ideologias, como Hitlerista/Nazista, Negação do Holocausto, Ultranacionalista Branco, Radical Catolicismo, Fascismo, Supremacista, Criatividade Brasil, Masculinismo Supremacia Misógina e Neo-Paganismo racista. E todos obviamente lutam contra as instituições democráticas porque elas protegem os direitos que eles querem liquidar.
Bastam os nomes para nos trazer enorme apreensão. Então é possível dizer que um candidato que apoie a extrema direita deva merecer uma profunda resistência de todos os que defendem o estado democrático de direito. E o extremismo de esquerda? Falemos dele amanhã.
https://www.oedbrasil.com.br/?fbclid=IwAR1cwo0SfoPqcdHddmyLRBActSxKfw3a-8LrIt8eWmvNPyozSfs5Ynr42fA