Existe extrema esquerda no Brasil?

21/5

Faltam 134 dias para 02/10.

Foi muito mais difícil encontrar conteúdos sobre “Extrema-Esquerda nas redes sociais do que sobre Extrema-Direita. Me parece que isso se deve ao fato de a intensidade de espraiamento ser menos intensa.

O site da infoescola afirma que o termo extrema-esquerda é utilizado no ocidente para designar correntes políticas que estejam mais à esquerda da orientação socialista tradicional”. Também diz que a tradição desse pensamento remonta ao Socialismo Libertário, e ao anarquismo da Federação de Jura, integrante da Primeira Internacional, um evento de 1864 que fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores - defendiam direito à greve e coletivização dos meios de produção. Quanto ao período mais recente, a matéria diz que com as manifestações de estudantes em maio de 68, na França, houve o ressurgimento de extrema-esquerda, com plataformas antiautoritárias, mas pensadas em modelo de revoluções, com uso intensivo de violência. Porém, com o passar do tempo e a evolução do cenário internacional esses movimentos foram definhando. Este movimento de militância fanática quase que desapareceu na Europa. https://www.infoescola.com/sociologia/extrema-esquerda/

Pesquisando muito, encontrei a informação de que um dos mais conhecidos representantes da extrema-esquerda no Brasil é Jones Manuel do Partido Comunista Operário (PCO). Um outro grupo da extrema-esquerda é formado pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Pelo tanto que aparecem na mídia podemos dizer que esses grupos são em pequeno número e com pequeníssima chance de crescerem.

Então, podemos dizer que a extrema-esquerda no Brasil parece muito menos ameaçadora para a nossa democracia né? Fala sério: segundo o Observatório da Extrema-Direita temos 15% da nossa população podendo ser classificada como extrema-direita (cerca de 30 milhões de pessoas!!!!) e grande número de grupos organizadas. Isso sim é uma ameaça! O que podemos e devemos fazer diante desse risco?

Anterior
Anterior

Ideologias e Partidos Políticos 1

Próximo
Próximo

Os riscos da extrema-direita