O Brasil pode virar uma Venezuela?
25/7
Faltam 69 dias para 2/10. Ontem a reflexão foi sobre o medo do comunismo. Como ter medo por algo que nunca chegou a ser implementado em nenhum lugar do mundo? Como, União Soviética não era comunismo? China, Cuba, Venezuela, nada disso é comunismo? Pelo que vimos nos vídeos, não, não é? Então, do que as pessoas têm medo?
Vimos que a ameaça do comunismo no Brasil foi utilizada em duas oportunidades para trazer medo à população e tornar possível a instalação de governo autoritário, ditadura. A primeira que provocou a ditadura de Getúlio Vargas, em 1937 teve até relatório fraudulento; a segunda, em 1964, trouxe a ditadura militar em resposta a algumas tentativas de reformas sociais do então governo e a um movimento muito frágil de estudantes e operários inspirados na ditadura do Partido Comunista na União Soviética. Não havia nenhuma chance daquele pequeno grupo instalar tal modelo por aqui.
E por que esse raciocínio sobre a possibilidade do comunismo é criado, mesmo sem ser possível, e utilizado sempre contra a esquerda? Por que defender maior igualdade social e outros direitos sociais contraria, em alguma medida, a ordem econômica existente. E parte significativa dessa população brasileira, cuja maioria absoluta não integra as elites econômica, acaba, por estar sob efeito do medo e da manipulação, votando contra candidatos progressistas (centro-esquerda e esquerda) que têm programas voltados a mais igualdade de renda, mais recursos para políticas públicas etc.
Podemos dizer que agora, sob intensas crises de várias dimensões e sob discursos direcionados para espalhar o medo, o que as pessoas temem é um golpe de Estado, a exemplo do que se deu na Venezuela. Sugiro o vídeo a seguir para você mesmo identificar se teria alguma chance de o Brasil se tornar uma Venezuela:
https://www.youtube.com/watch?v=bd-dgqWJLn0
E aí o que você acha, a esquerda pode dar um golpe no Brasil, ao estilo do Hugo Chaves? Vamos enfrentar essa narrativa? Bom lembrar que depois da redemocratização, direita, centro e esquerda já governaram o país de 1988 até 2018, sendo que a esquerda ficou de 2003 a 2016. E um trecho de uma reportagem do El País, de 2014, com pergunta “Por que o Brasil nunca será uma Venezuela?” me inspira para que possamos refutar de vez a possibilidade de risco de golpe com eventual vitória da esquerda em eleições.
https://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/17/opinion/1395074017_093846.html
“O Brasil é hoje, apesar da comichão de alguns conservadores de uma certa esquerda pouco moderna, uma das democracias mais sólidas da América Latina, onde funcionam em plena liberdade os três poderes do Estado. (...) O fato de que o sistema começa a chiar cada vez que a independência de algum dos três poderes se sente ameaçada é a melhor prova de que não existe neste país a possibilidade de que qualquer um desses poderes possa ser esmagado ou dominado pelos demais, o que costuma sempre levar a regimes autoritários ou ditatoriais.”
Esse parágrafo é pródigo para mostrar que o risco de golpe contra a democracia se origina na fragilização das instituições democráticas. Isso torna as instituições mais frágeis para chiar. Ótima semana!