O Brasil pode virar comunista?

24/7

Faltam 70 dias para 2/10. Ontem citei três crenças que aparecem em pesquisas estatísticas sobre como os brasileiros e brasileiras veem certos temas, polêmicos ou não. Vou eleger o último para aprofundarmos: 44% da população brasileira acreditam que o Brasil pode virar um país comunista após as eleições. E podemos acrescer uma frase para a sentença ficar completa: (...), se a esquerda ganhar as eleições, o Brasil pode virar um país comunista. 

Confesso que fiquei impressionada com o número. Lembrei-me que, da última vez que conversei com a minha mãe sobre o futuro do Brasil, ele me disse: sabe o que eu mais tenho medo? É do Brasil virar comunista. Perguntei o porquê do medo ela me respondeu: “eu me lembro da Coluna Prestes. Eu era criança, mas todos nós tínhamos muito medo. Eles destruíam tudo e matavam especialmente os homens.” Perguntei se ela havia conhecido alguma família cuja propriedade tivesse recebido a tão temida “visita”. Ela pensou e admitiu que não. Mas, afirmou que todo mundo sabia que era assim que acontecia, e que ela tinha e, ainda, tem muito medo do comunismo. Ela nasceu em 1934, e a Coluna Prestes se movimentou entre 1924 à 1927. Ele recebeu esse medo de seus familiares, óbvio.

Ontem me lembrei dela e finalmente aceitei o fato de que milhões de pessoas podem mesmo estar se posicionando politicamente por conta desse MEDO. Então me perguntei: “a chance é zero de ser implantado o comunismo no Brasil. Então, por que esse medo se espraia?” Então é importante olharmos racionalmente para esse medo. Algumas perguntas: será que as pessoas sabem o que é comunismo? Será que as pessoas estão sendo enganadas por pessoas que também não sabem ou por quem está de má fé, querendo ludibriar e deixar as pessoas assustadas para ganhar posição política? Do que as pessoas realmente têm medo?

Hoje vamos buscar algumas respostas racionais para essa pergunta, primeiro vamos entender o que é o comunismo, o que é uma revolução socialista e o que foi o stalinismo, por meio de 2 vídeos, o primeiro da Politize e o segundo da Toda Matéria.

https://www.youtube.com/watch?v=pgXgjD3Mr-E

https://www.youtube.com/watch?v=0AFETCf_iXU

Não tem qualquer condição de o Brasil se tornar um país comunista, não é mesmo? Primeiro, teria antes de se tornar um país socialista por meio de uma revolução socialista. E esta, demandaria um proletariado forte, organizado e armado para a revolução, pois teria que enfrentar as instituições democráticas, em especial as forças armadas, e teria que ter apoio da população. Sem chance, não é mesmo? O século XXI se caracteriza pelo desaparecimento progressivo do emprego. Portanto, temos uma classe operária, que nem mais consegue mais defender seu salário, imagina fazer uma revolução socialista. Mas, de onde vem o medo? Penso que dos efeitos da guerra fria e do stalinismo e, especialmente, da forma como os militares e os conservadores no Brasil se aproveitaram da conjuntura internacional para espraiar o medo entre os brasileiros e se aproveitarem disso. O vídeo a seguir mostrará o quanto estamos sendo vítimas desse comportamento de má fé ou, no mínimo, decorrente do desconhecimento.

https://www.youtube.com/watch?v=7hk-VX5qieM

 Então, podemos dizer que, da implantação do comunismo, não precisamos ter medo, não é mesmo? E mais, posso dizer que a minha mãe, na década de 30, foi vítima de uma das primeiras Fake News do Brasil. Amanhã tentarei enfrentar a perguntar “Do que realmente as pessoas têm medo?

Ótimo final de domingo!

Anterior
Anterior

O Brasil pode virar uma Venezuela?

Próximo
Próximo

Onde está a verdade?