Seis critérios para avaliar os discursos dos candidatos

17/5

Faltam 138 dias para 02/10. E então, será que avançamos nesta semana? Será que temos elementos para saber o devemos exigir de candidatos e de governantes em termos de compromisso com democracia?

Acho que, por tudo que vimos, podemos dizer que esse compromisso é inegociável. O pressuposto é que a defesa da democracia tem que ser feita por todos.

Por quê? Porque do outro lado, está a insegurança de viver quando quem decide é a vontade do governante e não a Constituição, as leis, as instituições democráticas, ou, no limite, o próprio povo por meio dos processos democráticos. Em governos autoritários, perdemos o direito à liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, de manifestação, do voto, de fazer oposição e tantas outras liberdades, sendo que, no final, perdemos também a garantia da nossa vida.

Por isso, fiquei aqui pensando em uma lista de critérios para ver se um candidato defende a democracia. Seguindo um pouco do que disse o vídeo sobre Robert Dahl, pensei em 6 critérios

1. Defesa do direito de voto, como expressão da soberania popular;

2. Defesa da participação popular nos processos de tomadas de decisão, como forma de expressão da população para além do voto;

3. Valorização da oposição política e do seu direito de contestar as decisões tomadas pelo governo;

4. Respeito às minorias e cuidado com as leis que protegem esses grupos;

5. Respeito e valorização dos direitos humanos como valores universais e não como privilégios de alguns;

6. Valorização das instituições democráticas, ainda que sejam imperfeitas e necessitem de aperfeiçoamentos sempre.

Será que você tem mais alguma ideia?

Anterior
Anterior

Todos temos a nossa ideologia

Próximo
Próximo

O discurso de um democrata