Partidos e democracia representativa

26/5

Faltam 129 dias para 2/10.  Tratar o tema Partidos Políticos e Democracia Representativa é tarefa desafiadora neste momento histórico do Brasil. Se o campo da política enfrenta dificuldades no mundo, por aqui,  o termo partido político transborda em crise de identidade e nos remete a práticas desleais que alimentam uma tremenda desconfiança entre sociedade e o mundo da política.

 Então, sinto que devemos começar pelo início para vencer esse ranço negativo: fazer o resgate do significado/conceito do termo, entrar no papel dos partidos no processo democrático e conhecer as disputas em jogo, bem assim as regras que esse jogo deve observar.

 A ideia é tentarmos mudar a cor do nosso interesse pelo assunto.

 Encontrei um vídeo muito didático na Câmara dos Deputados que penso poder nos ajudar nesse caminho:

https://www.youtube.com/watch?v=Xsn3s_UpUFo

De início é bom ver que o vídeo estabelece o vínculo entre partidos políticos e ideologia, coisa que a gente já vem falando por aqui. Em termos conceituais, afirma que partido político é uma entidade constituída formalmente por voluntários  que tem como objetivo competir pelo poder político.

 Também diz que já faz muito tempo que os partidos se profissionalizaram, de forma que podemos esperar que os partidos de verdade listem seus valores e princípios, digam o que pensam sobre as políticas públicas e o que vão fazer  em caso de assumirem o governo.  Para mim, este foi  um bom começo para prosseguir e tentar conhecer melhor o que temos de partidos políticos no Brasil.

Anterior
Anterior

Partidos políticos brasileiros

Próximo
Próximo

Homenagem