Limites do desenvolvimento sustentável
10/6
Faltam 114 dias para 02/10. Hoje fiz uma pesquisa sobre algumas visões sobre os temas que estamos discutindo nesta semana, buscando identificar as ideologias que as sustentam. Um primeiro vídeo que me auxiliou bastante foi o do Politize: https://www.politize.com.br/desenvolvimento-sustentavel-o-que-e/
A informação fundamental do vídeo é que, a despeito de considerarmos um grande avanço ter um planejamento de país alinhado aos ODS, existem possíveis contradições entre os objetivos e a lógica do modelo econômico dominante que podem inviabilizar o alcance dos objetivos. Assim, a pergunta central do vídeo é se o capitalismo pode ser alterado a ponto de se tornar capaz de gerar planos de desenvolvimento alinhados ao que pretende o desenvolvimento sustentável, especialmente quanto à eliminação da pobreza e preservação/conservação do meio ambiente. Ou seja, será que a democracia liberal será capaz de se reinventar a partir da atual crise que é internacional?
E vale lembrar que o maior país comunista, a China, a despeito de não ser uma tem um modelo de produção que é baseado na economia de mercado e é um dos países que apoiam os ODS. Assim, não é nenhuma surpresa vermos que governantes e políticos de direita e esquerda defendendo a plataforma de desenvolvimento sustentável. Isso acontece porque modelo econômico liberal ganhou hegemonia e a agenda dos ODS (ou economia verde, ou desenvolvimento sustentável), foi concebido alinhada à lógica desse modelo.
Mas tem outras duas visões que encontrei e que penso que precisamos compreender melhor. A primeira, o vídeo da Politize já anunciou como o eco socialismo. Essa linha parece defender que o desenvolvimento sustentável só será possível por meio de uma ruptura com o capitalismo ou com a economia de mercado. A outra visão que me deparei foi a dos chamados “negacionistas climáticos” que defendem que a agenda dos ODS não é necessária, até porque não existe risco para o planeta. Nos próximos dias, vou pesquisar sobre esses dois pensamentos. Ótima sexta!!!