Brasil: Democracia em Crise

30/5

Faltam 125 dias para 2/10.  Ontem, eu falava da dificuldade de um momento histórico em que um partido político (PL) se sente à vontade para ter duas manchetes  tão controversas  em seu site: "trabalho forçado na cadeia" e "comércio de arma de fogo". E esse estar à vontade para tal nos remete à pergunta sobre a quem eles estão representando. 

 É provável que nem todas as pessoas que votam nos candidatos do partido saibam quais são as ideias defendidas pelo partido e, por óbvio, não acompanham as decisões dos eleitos. Isto para mim reflete o que se chama de crise da democracia representativa.

 No vídeo a seguir, Juliana Reis, da Justiça Eleitoral, nos aponta, em menos de 3 minutos, os parâmetros pelos quais podemos dizer que há uma crise da democracia representativa:

 https://www.youtube.com/watch?v=okh04Q7eOSo

 E no Podcast

https://jornal.usp.br/radio-usp/a-crise-no-sistema-politico-brasileiro-e-uma-realidade-que-afeta-a-qualidade-da-democracia/

 O  prof. José Álvaro  Moisés da USP interpreta essa crise no Brasil, em perspectiva histórica. Afirma que o sistema político está em crise e indica que o crescente descompasso entre sociedade e sistema político  só agrava a nossa situação. Defende mudança estrutural no sistema, ao sugerir que cobremos esse debate entre candidatos, mas não aponta saídas para o curto prazo.

 Portanto, é  urgente discutirmos e participarmos da  busca de  soluções.  Como sair da crise? Vamos nos perguntar também?

 

Anterior
Anterior

Como enfrentar a corrupção sistêmica: exemplo da Suécia

Próximo
Próximo

Conhecendo o PL