Cinco hábitos para informação segura

10/5

Faltam 145 dias para 02/10. Amanhã passarei a pensar sobre o tema democracia e eleições – regras do jogo.

Hoje, comemoro o fato de ter mais informação sobre o desafio das fake news, da desinformação, das narrativas que criam um mundo paralelo e nos envolvem em ideias falsas sobre a realidade.

Como fator preocupante, percebi evidências de que as medidas tomadas pelas instituições serão insuficientes sem a nossa resistência. Penso que somos obrigados a enfrentar uma pergunta muito séria: topa ter trabalho para tentar ver a realidade ou prefere deixar para lá e virar massa de manobra nas redes sociais?

Se a opção for tentar ser o sujeito da nossa própria visão, tem muitas listas do nos ensinam a não sermos enganados.

Resumindo, desconfie: de mensagens que afirmam não ser notícia falsa; de títulos bombásticos, de alarmismos, de mensagens sem fonte, de informações que não trazem evidências e especialmente de mensagens que contém pedido de ser repassadas a um número grande de pessoas.


E passe a ter pelo menos 5 hábitos nas redes sociais: 1) Vá além do título, leia a matéria toda para verificar se surgem sinais de manipulação ou de falseamento; 2) Verifique se há posicionamentos radicais, pois são sinais de manipulação da realidade; 3) Se for algo bombástico, verifique se outros meios de comunicação também falam sobre o assunto; 4) verifique a data, pois as vezes são montagens com assuntos antigos; e 5) pesquise a confiabilidade da fonte ou da informação, inclusive nos sites que monitoram as redes.

 

Anterior
Anterior

Democracia e eleições

Próximo
Próximo

Aprendendo com David Nemer